top of page
IMG_8944_edited.jpg

Capacitação em Paciente Simulado:

Carga horária:

60 horas

Formato:

Híbrido - Presencial e on-line

Público-alvo:

Atores formados e amadores, não atores e interessados em capacitação para a função de Paciente Simulado (PS).

Resumo:

O curso de Capacitação em Paciente Simulado tem como objetivo equipar os participantes com habilidades e conhecimentos necessários para retratar de forma eficaz Pacientes Simulados (PSs) em simulações clínicas. A metodologia empregada neste curso organiza o processo educacional em etapas sequenciais, incentivando a progressão gradual do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades específicas em cada fase. Os participantes serão expostos a conhecimentos relacionados a Metodologia Paciente Simulado bem como o ensino em saúde no Brasil, contextualizando a importância e a aplicação das simulações clínicas no cenário nacional. Do ponto de vista de técnicas de atuação aplicadas ao PS, serão realizadas imersões práticas que incluirão jogos teatrais, dramatizações, técnicas vocais, técnicas de improvisação e memorização de scripts, proporcionando uma base para a atuação em simulações, além de desenvolvimento de cenários básicos e complexos, incluindo a comunicação de notícias difíceis. Além das habilidades de atuação e da capacitação específica como PS, o curso conta com conceitos básicos de maquiagem artística (moulage), essenciais para a criação de cenários realistas, além de treinar e ressaltar importância do feedback, ensinando os participantes a fornecer e receber devolutivas de maneira construtiva. De forma transversal em todas as atividades, serão abordados temas relacionados à aplicação ética e ao papel e postura do PS em diversas situações, garantindo que os participantes compreendam e apliquem esses princípios nas simulações clínicas.

Investimento:

1508,00 por aluno.

Turma mínima de 6 alunos ou contratação personalizada para equipes de PSs.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

Capacitar os participantes para atuar de forma eficaz como Pacientes Simulados (PSs) em simulações clínicas, desenvolvendo habilidades técnicas, artísticas e éticas necessárias para representar cenários realistas e educacionais, contribuindo para o ensino e a avaliação de profissionais da saúde no Brasil.

ESPECÍFICOS:

  • Compreender os fundamentos da Metodologia do Paciente Simulado e sua aplicação no ensino de saúde, especialmente no contexto brasileiro.

  • Desenvolver competências artísticas como dramatização, improvisação, memorização de scripts e técnicas vocais, aplicadas à atuação como Paciente Simulado em cenários clínicos.

  • Aprender a criar e representar cenários de simulação básicos e complexos, incluindo situações de comunicação de notícias difíceis e interações sensíveis.

  • Desenvolver a habilidade de fornecer feedback construtivo aos estudantes após as simulações, utilizando uma abordagem ética e andragógicas, que promova o aprendizado e o aperfeiçoamento das competências clínicas e comportamentais.

  • Adquirir conhecimentos sobre maquiagem artística (moulage) para trazer mais fidelidade e apoiar a construção personagem pelo PS.

  • Aplicar princípios éticos e de postura profissional no papel de Paciente Simulado, garantindo uma atuação condizente com os objetivos andragógicos e mantendo o respeito pelos participantes das simulações.

COMPETÊNCIAS RELACIONADAS:

  • Empatia

  • Comunicação eficaz 

  • Flexibilidade/Adaptabilidade

  • Trabalho em Equipe

  • Autoconsciência e Expressividade

METODOLOGIA:

  • Metodologias Ativas de Aprendizagem contemplando atividades teóricas e práticas.

  • Atividades formativas e avaliativas nos formatos presencial e online

AVALIAÇÃO:

  • Avaliações somativas serão realizadas ao final de cada módulo

  • Após o término do curso, todos recebem certificado de Participação

FACILITADORAS:

IMG_0896_-_Copia-removebg-preview.png

KAREN ESTEVAM:

 

 Atriz com mais de 21 anos de experiência, técnica de palco, licenciada em Educação Física e pós-graduada em Dança Arte-Educação, além de Simulação Avançada e Metodologias Ativas na Saúde. Desde 2011, Karen tem se dedicado à área de simulação clínica com a utilização de atores, desenvolvendo práticas educacionais inovadoras relacionadas à participação de Pacientes Simulados no ensino baseado em simulação.

DANIELA FLOR:

 

Atriz, preparadora corporal e de elenco, professora, produtora, locutora e narradora de audiolivros. Desde 2018, Daniela vem se dedicando ao trabalho de atuação para simulação, trazendo sua expertise e sensibilidade artística para enriquecer os processos de treinamento e educação na área de saúde.

 Ao contratar nosso curso para sua equipe, nós vamos até você para realizá-lo no local desejado. Caso prefira participar de uma turma, as aulas presenciais ocorrerão em São Paulo e informaremos o local exato assim que a turma for formada.

bottom of page